Chamada de Trabalhos

Aberta a CHAMADA de Trabalhos para o Simpósio Internacional JORNALISMO em ambientes MULTIPLATAFORMA, promovido pelo Programa de Pós-graduação em Jornalismo da Universidade Federal da Paraíba, em conjunto com os grupos de pesquisa: GJAC – Grupo de Pesquisa em Jornalismo, Mídia, Acessibilidade e Cidadania (Universidade Federal da Paraíba), e MOBJOR – Grupo de Pesquisa em Jornalismo e Mobilidade da Universidade Estadual da Paraíba. Os trabalhos (resumos) poderão ser inscritos por professores e/ou pesquisadores, profissionais, estudantes de pós-graduação e graduação do campo da Comunicação/Jornalismo ou áreas afins. Os trabalhos apresentados inicialmente em forma de RESUMO devem estar relacionados com o temário geral do evento.

OBSERVAÇÃO
O pagamento dos TRABALHOS ACEITOS poderá ser feito até o dia 20 de novembro de 2015. Logo após o pagamento, deve-se enviar a cópia do comprovante para o e-mail com os dados do(a) autor(a) do artigo para
jornalismomultiplataformaufpb@gmail.com com cópia para revistaancoraufpb@gmail.com
OBS: A carta de aceite do artigo será enviada após o envio da cópia do comprovante de pagamento. 
Conta para efetuar o pagamento:
BANCO DO BRASILAGÊNCIA 1619-5CONTA CORRENTE 36559-9PEDRO NUNES FILHO

Qual o PRAZO de Envio dos artigos completos?

Os/As autores(as) e coautores(as) com trabalhos aprovados pela Comissão, deverão enviar seus textos finalizados (artigos) até o dia 20 de novembro de 2015.

1. Os trabalhos devem ter como foco os eixos propostos pelo Simpósio Internacional JORNALISMO em ambientes MULTIPLATAFORMA;

2. Os eixos dos GT’s propostos são os seguintes:
GT1 – Conceitos e experiências de Jornalismo Multiplataforma
Reflexões teóricas e experiências teórico-aplicadas que tenham como foco de estudo as dinâmicas processuais relacionadas com a convergência jornalística e convergência das mídias; reflexões sobre as práticas jornalísticas em ambientes multiplataforma; dilemas conceituais sobre Jornalismo Multiplataforma; processos de hibridização notícia e a discussão sobre as reconfigurações de modelos jornalísticos, matrizes tecnológicas, incorporadas aos processos e rotinas de produção da notícia. Responsável: Prof. Dr. Pedro Nunes Filho. 

GT2 – 
Mobilidades no Jornalismo
Trabalhos reflexivos e experiências práticas sobre o jornalismo móvel e o jornalismo digital e seu mais recente desenvolvimento, a partir da incorporação de dispositivos móveis, assim como aplicativos voltados ao aprimoramento do trabalho do jornalista em ambientes marcados pela mobilidade. Agrega a reflexão acerca da interação máquina/sujeitos/humanos, e a absorção dos drones e robôs ao trabalho do jornalista; Além de contribuições sobre produções de conteúdos jornalísticos para dispositivos móveis (tablets, smartphones, relógios inteligentes) e de experiências que envolvam mobilidades redes sociais digitais. Responsável: Prof. Dr. Fernando Firmino da Silva.
GT3 – Jornalismo e Acessibilidade em Ambientes Multiplataforma
Artigos que privilegiem as discussões sobre o Jornalismo na era tecnológico-informacional destacando as possibilidades de produção e distribuição de conteúdos acessíveis, a fim de atender-se aos marcos legais, a exemplo da Lei Brasileira de Inclusão e o Relatório Global da Unesco (2014), que objetivam incorporar aos modelos de consumo de informação jornalística, novas audiências ainda excluídas e invisíveis por parte das mídias comerciais. Recebe ainda estudos teórico-aplicados sobre jornalismo acessível em ambientes multiplataforma. Responsável: Profa. Dra. Joana Belarmino de Sousa.

3. Após a publicação dos trabalhos selecionados (ou comunicação por e-mail), os participantes com trabalhos selecionados deverão efetuar pagamento de taxa no valor de R$ 100 (Cem Reais), confirmando a sua inscrição no evento. As formas de pagamento serão divulgadas logo após a publicação dos trabalhos selecionados;

4. Os participantes inscritos na condição de OUVINTES (que não apresentarão trabalhos) deverão preencher o formulário online do evento (CLIQUE AQUI).

5. Os artigos que forem apresentados no Simpósio Internacional JORNALISMO em ambientes MULTIPLATAFORMA serão encaminhados pela Comissão para apreciação por parte do Conselho Científico de ÂNCORA – Revista Latino-americana de Jornalismo para integrar o Eixo Temático dos Volumes 3 – Números 1 e 2 (2016) e 4 – Número 1 (2017) ou então serão publicados no livro eletrônico JORNALISMO em ambientes MULTIPLATAFORMA;

6. Após a aprovação dos RESUMOS por parte da Comissão do Simpósio Internacional JORNALISMO em ambientes MULTIPLATAFORMA, os artigos deverão seguir a formatação abaixo.

FORMATAÇÃO DOS ARTIGOS

Descrição Fonte Observações Formatação
Artigo   12 a 20 laudas
Título e subtítulo
(Português e Inglês)
Arial 14 Máximo de 20 palavras Alinhamento à esquerda com tradução para língua inglesa. Inicial da primeira palavra em letra maiúscula e demais em formato regular.
Resumo
(Português e Inglês)
Arial 10 150 a 250 palavras Texto justificado. Deve estar acompanhado da tradução para língua inglesa.
Palavras-chave
(Português e Inglês)
Arial 10 3 a 5 palavras-chave Devem conter palavras relacionadas com o termo ”Jornalismo” haja visto o eixo temática do Simpósio. Devem ser  traduzidas para língua inglesa e separadas por ponto e vírgula.
Nome do(s) autor(a) Arial 12 Itálico. Alinhado à direita e seguido de asterisco.
Citações curtas Arial 12 Até 3 linhas Entre aspas sem itálico e ao final do texto deve conter o sobrenome do autor em caixa alta e o ano.
Citações longas Arial 10 Mais de 3 linhas Espaçamento simples, destacadas em parágrafo próprio. Recuo de 4 cm à esquerda.
Notas de Rodapé Arial 10 Devem apenas ser usadas, na mesma página, os dados sobre o(s)  autor(es) com um asterisco para cada autor(a) e coautor(a) que informa(m) o(s) currículo(s) em até cinco linhas. Os comentários sobre o texto, menções as agências de financiamento e possíveis agradecimentos devem ser inseridos na primeira página  logo após o currículo resumido do(s) autor(es).
 Notas Arial 10 Devem ser numeradas redigidas no final do texto, antes das Referências. Espaçamento simples. As referências e as notas devem ser citadas no texto seguinte configuração: (AUTOR, data e número de página).
Corpo do texto Arial 12 Espaçamento 1,5, parágrafo 1,25 / justificado.
Intertítulos Arial 12 Em negrito, alinhados à esquerda e escritos em formato de sentença. (apenas o termo que abre a sentença deve ter letra maiúscula).
Tabelas, figuras, fotos e ilustrações Devem estar em alta resolução e serem numeradas e identificadas. Exemplos: Figura 1, Figura 2, Tabela 1, Tabela 2.
 Referências Arial 12 Por ordem alfabética e em conformidade com as normas da ABNT. Todos os autores citados no corpo do texto devem constar nas Referências.
 Observações Os trabalhos apresentados devem ser normatizados de acordo com as NBRs 6023 (referenciação bibliográfica) e 10520 (citação no corpo do texto) – de 2002 – da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Por sua vez os trabalhos devem ainda seguir as atualizações recentes referentes à normalização propostas pela ABNT. Textos formatados fora dessas normas não serão aceitos pela Comissão Editorial.

APRESENTAÇÃO DE COMUNICAÇÃO NO SIMPÓSIO
O trabalho só poderá ser apresentado pelo(a) seu/sua respectivo(a) autor(a), admitindo-se a apresentação coletiva no caso de trabalho produzido em coautoria. Os trabalhos terão de dez a quinze minutos de apresentação e mais trinta minutos para discussão geral de todos os trabalhos.
Terão direito aos certificados de APRESENTAÇÃO, apenas, quem realmente apresentar o trabalho. No caso de Comunicações em que o orientador | orientadora estiver presente acompanhando o trabalho, terá direito ao recebimento de certificado mesmo que não haja intervenção do mesmo | mesma.

Apoios
Capes-mec-gf-12015
Selo 60 anos-02LOGO_CCTA   LOGO_POSGRADUACAO_JORNALISMO

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s